Melina Masnatta

Dados para enfrentar a pandemia

Mais de 1000 pessoas distribuídas em 18 países, faixa etária de 13 a 40 anos, entre educadores/as, pioneiros em tecnologia, famílias e também interessadas no foco e nos assuntos relacionados com o ecossistema tecnológico, somaram-se a iniciativas e a programas livres, virtuais e gratuitos desenhados por Melina e sua equipe cuja finalidade é aproximar inspiração e formação na área de tecnologia com impacto social para responder às mudanças produzidas pela Pandemia em diferentes espaços. O objetivo: a inclusão das mulheres no mundo empreendedor tecnológico.

Empreendedor social: Melina Masnatta
Organização: Chicas en tecnología – Mulheres na tecnologia
Página Web: www.chicasentecnologia.org
País: Argentina
Área de atuação: Educação
Necessita de apoio para atingir mais impacto: Financiamento, acesso a grupo objetivo e oportunidades de colaboração.

Chicas en Tecnología é uma organização da sociedade civil, sem fins de lucrativos, argentina que trabalha para eliminar a lacuna de gênero na área da tecnologia e incentivar a mulheres de toda a região a serem criadoras tecnológicas com impacto social. Desde 2015 as mulheres que participam nos programas e iniciativas da organização recebem capacitação nas áreas de habilidades de liderança, comunicação, trabalho em equipe, programação, pensamento computacional e desenho, entre outras. Assim como também, articulamos com os ecossistemas e suas comunidades para que possam se envolver em todos os aspectos dos projetos. Chicas en Tecnología cria uma metodologia de abordagem que responde às necessidades atuais e locais para articular conceitos e metodologias originadas da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (CTIM o STEAM) com impacto social focado no gênero feminino (adolescentes e jovens) e suas comunidades. Fomentar a cultura empreendedora, criar dados e informação que lhes permita medir o impacto de suas iniciativas e assim poder melhorá-las.

Os processos de digitalização no mundo avançaram rapidamente, por outro lado, a capacidade para adaptar programas e projetos virtualmente fez com que muitas empresas aceitassem estes formatos de trabalho. Isto também ocorreu para pessoas que atuam na educação, estudantes e famílias. Além de repensar uma reconversão digital de todas as práticas que passam por todos os aspectos: 

  • As mulheres fazem parte do grupo mais vulnerável na Pandemia, já que seu dever foi cobrir papeis, como fonte de ingresso em casa, sua adaptação, assim como também o trabalho não remunerado que representam as tarefas domesticas.
  • Detectou-se uma elevada procura da organização (+ de 60% de aumento dos pedidos de ajuda) e uma forte queda do financiamento devido a uma mudança de prioridades de empresas parceiras ou fundos multilaterais.

Criar desde workshops virtuais, palestras interativas, campus de e-learning, conteúdos off-line, até um portal de empregos na área da tecnologia e um espaço de mentoria, para que mulheres de diferentes faixas etárias possam acessar e aprender.

Cobrir custos econômicos de investimento da organização dentro do contexto COVID-19. Atingir o financiamento e sustentabilidade, já que por muitos anos operamos com as reservas da organização.

Como você pode ajudar Melina e sua equipe?
Suas necessidades frente o COVID-19

Arrecadação de fundos: Consultores em alternativa para a proteção de orçamentos contra a inflação, formas de arrecadação.

Redes e conexões

Quero ajudar!

QUERO OFERECER SUPORTE FINANCEIRO
QUERO ACONSELHAR

“A pandemia nos fez entender que os desafios globais impactam localmente e que a tecnologia é m médio que nos permite impactar e transformar realidades, seja em comunidades como ou mundo inteiro. Estamos preparando as adolescentes, e seus ecossistemas para que trabalhem e liderem com  tecnologia, de uma perspectiva ética e inclusiva para resolver futuramente os problemas do mundo”.

VER VIDEO