Josefa René Patriota

Acesso a serviços de saúde e testes COVID-19

Recursos financeiros para o desenvolvimento da metodologia e para os processos de digitalização.

Empreendedora Social: Josefa René Patriota
Organização: ADUSEPS – Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde
Página Web: www.aduseps.org.br
País: Brasil
Área de atuação: Saúde
Necessita de apoio para atingir mais impacto: Financiamento, equipe de trabalho, comunicação e tecnologia da informação.

Desde a fundação da Associação de Defesa dos Usuários de Seguros Planos e Sistemas de Saúde, Renê trabalha para conscientizar a população sobre seus direitos no que diz respeito à saúde pública e privada, tendo uma vertente intervencionista que apoia populações que foram privadas de seus direitos e que busca soluções para problemas públicos por meio de processos judiciais e administrativos. O projeto envolve ainda educação, mobilização, reivindicação, fiscalização, denúncia, conscientização e atuação pública para exigir transparência da administração pública nos gastos com a saúde. 

Com a chegada da pandemia, Renê teve que direcionar seu trabalho totalmente para medidas de prevenção e combate ao COVID-19, como a grande mobilização e pressão que realizou para garantir a realização da testagem do vírus. Ademais, ADUSEPS mantém um abrigo que, a partir de regras sanitárias e adoção de medidas recomendadas, acolhe e promove o isolamento social de pessoas em situação de rua e/ou de vulnerabilidade. 

A divulgação do seu trabalho permitirá que as pessoas que precisam dos serviços oferecidos tenham mais iniciativa. A digitalização dos serviços consiste em tornar o atendimento de saúde mais fácil e seguro para relatar problemas de acesso aos serviços de saúde e divulgar informações às pessoas que precisam de acolhimento.

Os maiores desafios da iniciativa de Renê estão relacionados a equipe de trabalho, financiamento, comunicação e digitalização de serviços. No que diz respeito a equipe de trabalho, a ADUSEPS precisa de um maior número de “ouvidores sociais”, pessoas que estarão na linha de frente verificando casos de negligência em hospitais públicos e privados, além de verificar pessoas em situação de vulnerabilidade que poderão ser acolhidos na casa da instituição. Outros profissionais que a organização está precisando na equipe são psicólogos, pedagogos e profissionais de atividades recreativas que possam atuar com os acolhidos. 

Como você pode ajudar Renê e sua equipe?
Suas necessidades frente o COVID-19

Tecnologia de Informação: Construção de plataformas para denúncias. 

Suporte e mentoria: No campo das políticas públicas para a replicação da metodologia desenvolvida no Brasil e em outros países. 

Recursos financeiros: Contratação de novos colaboradores, compra de insumos para manutenção da casa de acolhimento. 

Quero ajudar!

QUERO OFERECER SUPORTE FINANCEIRO
QUERO ACONSELHAR

“Vivo cada minuto de esperança em mim mesmo, dentro de mim, e coloco essa energia em prática no meu comportamento pessoal para levar essa esperança àqueles ao meu redor, sempre em busca de novas possibilidades de servir à humanidade”. 

VER VIDEO