Joaquín Leguia

Empatia Ativa pela Vida:

um remédio contra a pandemia

A chamada global para ficar em casa foi ao mesmo tempo o fortalecimento de uma palavra que nos uniu e sintetizou nossos sentimentos: a empatia. O convite a nos cuidar, porque no decorrer da pandemia, foi o momento ideal de nos colocar no lugar do outro. Joaquim promove esta mensagem, através de sua iniciativa TiNi (terra para crianças e jovens). O desafio (e a oportunidade) é passar das escolas presenciais para as virtuais e também assim, aos lares de todos os países da América Latina, capacitando e incentivando novas gerações a serem agentes de transformação.

Empreendedor Social: Joaquín Leguia
Organização: ANIA Associação para a Infância e seu Ambiente
Página Web: www.aniaorg.pe 
País: Peru
Campo de ação: Educação
Joaquim precisa de apoio para conseguir maior impacto nas áreas de: Conhecimento digital, marketing & comunicações, assessoria jurídica e legal, gestão de fundos.

Para avançar ao desenvolvimento sustentável, Joaquim Leguía e seus colaboradores da ANIA consideram sumamente importante que as crianças desenvolvam e ponham em pratica a empatia ativa: a capacidade de priorizar o bem comum, através de ações cotidianas, que geram bem-estar  em si mesmo, em outras pessoas e na natureza. Para conseguir este objetivo, Joaquim considera indispensável que a Mãe Terra (natureza como sujeito e não como objeto), esteja presente em suas vidas, em seus lares, em instituições educativas, bairros e comunidades; para poder conhecê-la, para que possam desenvolver um vínculo afetivo com ela, que a adorem e que queiram sempre cuidá-la. Parte de sua visão é que todas as escolas no mundo incorporem uma “Aula da Mãe Terra” e que possam valorizá-la e também visualizá-la como maestra. Adicionalmente, Joaquim promove a “Empatia Ativa pela Vida” com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 18. El ODS18, que não é oficial, procura promover este conceito a nível global, os 17 ODS da ONU e capacitar novas gerações como agentes de transformação. 

Chegou o momento de reorientar nossa forma de viver, respeitando a capacidade de carga da Terra. E para isso contamos com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas; porém para que isto possa ser sustentado e que avance, é fundamental que as novas gerações cresçam com Empatia ativa pela vida e neste sentido, existem dois paradigmas que devemos mudar: Conseguir que as novas gerações se relacionem com a Mãe Terra como sujeito; e não deixar de tratar as crianças como adultos incompletos e começar a valorizá-los como Agentes de Transformação. Na ANIA, trabalham há mais de 25 anos com essa filosofia e acreditam a iniciativa TiNi pode ajudar a conquistar este objetivo. Se antes promoviam TiNi de forma presencial nas escolas,  atualmente o desafio é  gerar esta consciência através dos meios de comunicação e dentro dos lares dos estudantes.  

Dentro desta nova realidade, a equipe da ANIA está adaptando as ferramentas TiNi a uma plataforma multimídia que possa ser acessível pela rádio, televisão, computadores, e celulares. O material estará dirigido ao educador (professor e pai de família), e poderá ser aproveitado desde casa, instituição educativa, bairro e comunidade infantis do ensino fundamental no Peru e outros países da América Latina. A plataforma levará o nome “Escolinha TiNi para o bem comum” e contará inicialmente com 12 unidades, cada uma dirigida para desenvolver uma capacidade na construção da formação infantil como agentes de transformação. Todo o material que diz respeito a inspirar e criar uma TiNi (3 unidades), será gratuito através da plataforma. Material adicional e complementário terá um custo por unidade, cuja finalidade é conseguir que a plataforma seja autossustentável e que possam gerar novos conteúdos.    

Nossas grandes metas para que conseguir que meninos e meninas da América Latina implementem TiNi e com ela possam desenvolver a Empatia ativa pela vida são: 

  • Acessibilidade em todas as áreas geográficas, urbanas e rurais, bem como conteúdo em vários idiomas. 
  • Que a plataforma seja fácil de usar pelos professores e pais de família. 
  • Que a plataforma seja sustentável economicamente.
  • Construir alianças estratégicas com organizações na América Latina, para que adaptem e usem o material de acordo com a realidade de cada luar. 

Como você pode ajudar o Joaquim?
As necessidades concretas perante o Covid-19

Conhecimento Digital: Desenvolvimento e melhorias da plataforma virtual TiNi para professores.

Redes e conexões: Estratégias comunicacionais com o objetivo de divulgar o curso Children’s Land e a plataforma digital “School Global Children’s Land” para professores.T

Jurídica e legal: Redação de contratos de franquia da iniciativa TiNi com o setor privado e organismos não governamentais na América Latina. Incluindo direitos de propriedade. 

Gestando fundos:Para fortalecer a plataforma traduzindo o material em vários idiomas entre outras necessidades.a

¡Quiero ayudar!

QUERO OFERECER SUPORTE FINANCEIRO
QUERO ACONSELHAR

“A plataforma virtual TiNi, dentro do contexto COVID e post COVID, ajudará a canalizar aprendizados no marco do currículo educativo, tendo como foco transversal a Empatia ativa pela vida e, como meta final, a formação de crianças e adolescentes como Agentes de Transformação para o desenvolvimento sustentável”.

VER VIDEO