Joaquim de Melo

E-Dinheiro como auxílio emergencial para populações periféricas 

Joaquim desenvolveu uma plataforma que oferece maior apoio socioeconômico para pessoas em situação de vulnerabilidade em tempos de pandemia. Por meio de tal plataforma é possível abertura de contas digitais por meio de SMS e ligação telefônica, acesso a auxílios oriundos de fundos empresariais e realização de compras de produtos essenciais.

Empreendedora Social: Joao Joaquim de Melo Neto Segundo 
Organização: Instituto E-Dinheiro Brasil (Banco Palmas) 
Pagina Web: www.edinheirobrasil.org
País: Brasil
Área de atuação: Inclusão econômica
Necessita de apoio para atingir mais impacto: Financiamento e respaldo jurídico.

Joaquim criou um novo modelo bancário que visa unificar as esferas social e económica. Com sua ideia inovadora, oferece linhas de microcrédito a produtores e empresários locais, com o objetivo de criar uma economia local sustentável e fortalecida, gerando inclusão econômica para populações periféricas excluídas financeiramente. As principais características do Banco estão em torno da gestão coletiva da própria comunidade, do sistema integrado e da própria moeda social. A moeda social, chamada “Palmas”, circula paralelamente à moeda oficial (Real), e é aceita e reconhecida por produtores, comerciantes e consumidores locais, criando um mercado alternativo e solidário entre as pessoas da comunidade.

Com a chegada da pandemia, Joaquim logo se deparou com o aumento da demanda e a necessidade de aprimorar a digitalização do serviço. Para atender a demanda, Joaquim se articulou com empresas que criaram fundos, fazendo com que o dinheiro captado chegasse à população periférica. Além disso, Joaquim verificou a necessidade de customizar a plataforma que o Banco Palmas já utilizava. Visto que nem todas as pessoas tinham acesso à internet, smartphones e/ou cartões, o empreendedor social desenvolveu uma forma de criação de conta, de acesso a renda e de realização de compras necessárias por meio de SMS ou de telefone.

Joaquim destaca a urgência da cooperação do poder público para a construção de uma nova lógica de desenvolvimento que tem como principais aspectos a igualdade, a distribuição, o combate à concentração de renda e o apoio à economia local. 

A crescente demanda por serviços financeiros para manter a oferta de microcrédito e assistência emergencial. Em termos de alta demanda, a equipe do Banco Palmas está sobrecarregada, principalmente em termos de suporte ao usuário, e é urgente a contratação de novos parceiros.

Como você pode ajudar Joaquim e sua equipe?
Suas necessidades frente o COVID-19

Equipe: 

Profissionais de atendimento. 

Apoio jurídico:

Apoio jurídico aprofundado para fundamentar a atuação das fintechs. 

Recursos financeiros: 

 Contratação de novos colaboradores e oferecimento de microcrédito e auxílios.    

Quero ajudar!

QUERO OFERECER SUPORTE FINANCEIRO
QUERO ACONSELHAR

“Eu acho que o mundo nunca precisou tanto dos empreendedores sociais e dos profissionais de saúde. Estes estão sendo desafiados a socorrerem a humanidade em relação ao que a pandemia pode nos levar”.

VER VIDEO