Angie Ferrazzini

Resgatar os pequenos produtores

O vírus chegou para demonstrar várias questões, e uma delas, que tipo de consumidores seremos. Com as circulações restringidas, o comércio que que virá será local, principalmente por sua localização. Através de Sabe la Tierra, a fellow Angie Ferrazzini convida as pessoas a darem seu apoio a uma nova economia, dirigida a produtores que se preocupem pelo cuidado da terra e da saúde.

Empreendedora Social: Angie Ferrazzini

Organização: Sabe la Tierra

Página Web: www.sabelatierra.com

País: Argentina

Área de atuação: Inclusão econômica

Necessita de apoio para atingir mais impacto: Conhecimento digital (programação, análise de dados, etc.), Marketing & comunicações e na Arrecadação de fundos.

Angie e a organização “Sabe la Tierra” contam com um propósito bem definido: criar uma cultura de comercio sustentável; onde a confiança, a felicidade, o meio ambiente e o desenvolvimento de produtos regionais sejam o pilar fundamental do projeto. 

A motivação do projeto “Sabe la Tierra” é poder criar uma relação com os pequenos produtores e os consumidores, ao comercializar produtos regionais e nativos e gerar uma mudança de consciência que leve o consumidor a um estilo de vida alternativo: consumir menos e forma mais responsável. 

Sabe la Tierra contava com 11 mercados regionais semanais já desenvolvidos e bem posicionados e todos tiveram que ser fechados. Criaram os PONTOS SABE, uma maneira de comprar online com entrega local, composta por aproximadamente 15 produtores, que oferecem a possibilidade de realizar suas compras semanais online para que os consumidores possam retirá-las e levá-las para casa. Acreditam na experiência dos mercados regionais -a céu aberto -, e o contato direto com eles. Essa é a essência de Sabe la Tierra, e isso é o que não querem perder; são consumidores conscientes de que a maneira de realizar suas compras mudou e que o que antes eram mercados físicos agora é um mercado local digital. 

Com a criação de PUNTOS SABE e a possibilidade de realizar suas compras através de uma plataforma online, apontam a crescer com PONTOS próprios e PONTOS terceirizados, através da iniciativa de um formato de loja virtual saudável. O produto estrela é a cesta de frutas e verduras orgânicas de 8 quilos, com a possibilidade de acrescentar diversos produtos. Através deste projeto conseguem incluir e apoiar os produtores, continuar em contato com os consumidores e ganhar novos clientes; colaborar com o acesso à alimentação saudável, regional e preços justos. Além de, dar visibilidade aos produtores na loja virtual e em suas redes. A página web passou de 60.000 visitas mensais a 200.000. Ainda falta muito trabalho para melhorar e crescer. Desde junho conseguiram reativar alguns postos de produtores e participaram como convidados em novos mercados dentro da cidade que começaram suas atividades. Atualmente, estão organizando que essas locações possam contar com um PONTO SABE PICK UP para que os consumidores possam realizar suas compras online e retirá-las pelo mercado. 

Sabe la Tierra foi pioneiro em cultivar e fortalecer uma relação empática entre produtores e seus consumidores; não se trata simplesmente de um intercambio de bens: se trata de uma relação, um sorriso, um cuidado e um entendimento dedicado das partes. Antes da pandemia Sabe la Tierra estava composta por aproximadamente 350 produtores e ao redor de 10.000 consumidores. Seu objetivo é voltar a recuperar esta incidência e acreditam que a nova modalidade de PONTOS SABE lhes permitirá incluir mais produtores e consumidores. Se cada PONTO conta com 30 produtores, poderiam chegar a abrir 100 pontos e abarcar uma rede de 3.000 produtores e aproximadamente 30.000 consumidores mensais. Conseguir que os produtores regionais possam continuar oferecendo seus produtos ao consumidor e transmitir através de suas redes essa relação tão próxima e humana é o grande desafio. Ao mesmo tempo, gerariam um empreendimento para àquelas pessoas que perderam seus trabalhos, com o apoio de Sabe la Tierra, onde quer que estejam, e abrir a possibilidade que estas pessoas ser agentes de promoção do consumo responsável e a produção sustentável dentro do seu bairro ou cidade.

Como você pode ajudar a Angie e sua equipe?
Suas necessidades frente o COVID-19

Conhecimento digital: Sabe la Tierra, está lançando uma nova forma de comercialização, que aponta aproveitar o alcance da globalização de Internet, conservando a impronta do produto e produtor regional. Atualmente realizam tudo manualmente, e sabem que se querem crescer seu projeto deverão sistematizar e contar com um software que lhes permita replicar o modelo dentro da Argentina e chegar à América Latina. Adicionalmente, para apoiar esta plataforma, desejam desenvolver uma aplicacao que funcione para o produtor e para o consumidor.

Marketing & comunicações: Uma das qualidades da equipe de Sabe la Tierra é a comunicação e levar a cabo um trabalho diário de gerenciamento de redes e contato com a imprensa, e como sabem um bom gerenciamento em marketing digital e em televendas é absolutamente necessária, gostariam de receber assessoria relacionadas a estes assuntos que lhes deem forca e impulso em todo seu projeto.

Arrecadação de fundos: O modelo de auto-sustenibilidade ainda não lhes deu a possibilidade de adquirir experiência suficiente no assunto de arrecadação de fundos. Para abranger a toda América Latina, com uma plataforma que conte com todas as ferramentas para a escalabilidade, precisam de expertise nesta questão para poder crescer.

Quero ajudar!

QUERO OFERECER SUPORTE FINANCEIRO
QUERO ACONSELHAR

“Somos un equipo muy resiliente. El hecho de convivir en la calle y hacer mercados callejeros, nos ha flexibilizado enormemente para afrontar improvistos. El modelo de negocio que armamos es interesante para quienes estén sin trabajo o con pocas ventas en sus almacenes y quieran emprender de la mano de Sabe la Tierra, promoviendo la alimentación saludable, colaborando con un cambio que impacte en el bienestar de las personas de manera holística”.

VER VIDEO